Máquinas para a valorização da costura cigana

A cultura cigana é rica em cores, cantos e alegrias. Muitas dessas cores vêm da costura tradicional cigana, que enfeitam acampamentos com cortinas, tapetes e colchas multi-colores

Doe ou ajude-nos a comprar máquinas de costura para as mulheres ciganas!

Valor mínimo de R$15,00

Meta inicial

30 máquinas de costura

Máquinas de costura alcançadas + 2
Total em máquinas 20%

No Brasil, conforme o IBGE, há cerca de 500 mil ciganos divididos em 3 povos tradicionais principais: Kalon, Rom e Siti. Apesar da quantidade de ciganos, carecem de uma política nacional e por isso ficam muitas vezes sem assistência do pública.

A falta de política pública, somada à pandemia, implica em um empobrecimento crescente das comunidades ciganas.

Além disso, o racismo contra os ciganos é muito forte. São muitos os estigmas que foram criados e difundidos, inclusive com o apoio da mídia e literatura.

O quê muitos não sabem é que a cultura cigana é rica em cores, canto e alegria. Muitas dessas cores vêm da costura tradicional cigana, que enfeitam acampamentos com cortinas, tapetes e colchas multi-colores. Enfeitam também as mulheres ciganas com seus vestidos típicos e especiais.

São elas, as mulheres, que colorem os acampamentos com seu ofício tradicional de costura

Ao longo do tempo, esse ofício tem se perdido, e nem todas as mulheres sabem costurar. Além disso, em tempos de pandemia, recuperar esse ofício, mais que valorizar a cultura, é dar-lhes uma renda alternativa para alimentar sua família

Valor mínimo de R$15,00

Contamos com vocês para dar autonomia a uma mulher cigana!